Tarô Blog

Permita-se esse momento de reflexão para
melhor direcionar suas ações e pensamentos.

Escolhi meu Tarô - Como iniciar meus estudos?

Escolhi meu Tarô - Como iniciar meus estudos?

Escolhi meu Tarô

Parabéns, você tem o seu primeiro Tarô em mãos e agora sua Jornada pelo Universo do Tarô se inicia.

Caso você tenha escolhido seguindo as dicas dadas no texto "Entre tantos Tarôs - Como escolher?" você já deve ter começado a ler todo o material que veio junto com o baralho, caso não tenha lido, recomendo ler.

Todo iniciante começa pelo material que vem junto ao baralho e as vezes já com alguns livros caso tenha recebido de alguém algumas sugestões.

Um ponto importante é verificar se o livro e o baralho possuem a mesma linguagem, como foi dito no texto anterior, nos dias atuais existem muitos autores e por muitas vezes você irá encontrar algumas divergências. Esse é um dos pontos que pode prejudicar o inicio dos seus estudos, pois um livro diz uma coisa e outro dá um significado diferente.

Quando foi sugerido a escolha de um Tarô Clássico, era justamente para diminuir um pouco essas divergências.

Você irá encontrar textos mais focados em simbologia e arquétipos, outros em numerologia, alfabeto hebraico, astrologia ou a mistura de tudo isso. Alguns irão reforçar a importância da intuição, enquanto outros um aspecto mais racional.

É nesse ponto que irei colocar o meu ponto de vista em relação a tudo isso e como eu, Marcelo Menezes, entendo como uma forma didática para aprender.

A forma como eu enxergo o Tarô é que ele é um livro de páginas soltas, sua origem se perde no tempo, nos Arcanos encontramos conceitos que englobam a humanidade devido a sua simbologia que nos levam a princípios arquetípicos. Sua abrangência é tão rica quanto outras ferramentas oraculares como as runas, i-ching, astrologia, numerologia e tantas outras.

Seu aprendizado não depende de conhecimentos anteriores, porém como todo conhecimento, requer estudo, prática e revisão dos conceitos assimilados.

O Tarô é um arcabouço de símbolos e imagens arquetípicas, cada Arcano possui um conjunto deles que lhe dá um contexto único, abrangente e ao mesmo tempo delimitado pelos símbolos ali contidos.

O Tarô é feito de símbolos, a linguagem do nosso inconsciente, a estrutura que constrói nossos sonhos, que extrapolaram os limites da consciência e encontraram nos Arcanos uma maneira de se manifestarem mantendo sua capacidade de abrir portas para algo mais profundo e significativo que só é possível ser encontrado em nós mesmos. Portal e espelho, uma ponte entre a realidade e nossa essência.

Partindo dessa minha visão, o estudo do Tarô é a partir de seus símbolos, pois são chaves para aspectos cada vez mais profundos que fazem parte de nossa psique. Ao ler as cartas do Tarô, olhamos para suas lâminas, através delas nos deparamos com os símbolos que se tornam chaves  para sua interpretação e que abrem portas para que possamos fazer conexões que de outra forma permaneceriam sob o véu da ignorância.

Como iniciar meus estudos?

Como um ponto de partida eu sempre recomendo dar uma atenção maior aos Arcanos Maiores no início dos estudos, pois estamos falando de 78 cartas no total, focar em 22 cartas de início torna o aprendizado menos exaustivo.

Olhe para os Arcanos Maiores e procure observar cada elemento presente que faz de cada carta, única.

  • É um homem ou uma mulher?
  • Está em pé ou sentado?
  • Como são suas roupas?
  • Possui movimento ou é parado?
  • Para onde leva sua visão?
  • Quais são os ornamentos?
  • O que esses ornamentos significam?
  • Como é o ambiente ao redor?

Essas são algumas de tantas outras perguntas que poderá responder ao observar um Arcano e acredite, você irá se surpreender sempre ao encontrar algum símbolo que em um primeiro momento não deu atenção.

Todas essas análises nos fazemos em nosso cotidiano em relação ao ambiente ao nosso redor, por essas e por outras, que muitos acreditam que apenas pela intuição irá interpretar as cartas do Tarô. Aqui não estou para questionar sobre a capacidade que você acha possuir ou não, mas sim em dar um direcionamento para todos aqueles que estão iniciando no Tarô e querem desenvolver sua interpretação, unindo estudo para poder confiar cada vez mais em seus insights.

Os símbolos são a linguagem do nosso inconsciente, alguns terão maior facilidade que outros de início, até um dom pode ser aprimorado ao ser exercitado.

No Tarô não é necessário dom, basta estudo, dedicação e perseverança.

"Todos nós temos o potencial de aprender a ler o Tarô (O Mago), basta nos dedicarmos aos estudos dos seus símbolos e segredos (A Sacerdotisa), para que possamos desenvolver essa habilidade e expandir nossa maneira de criar (A Imperatriz), com isso construímos uma base sólida (O Imperador) e podemos fazer dessa habilidade algo bom não apenas para nós como também para o próximo (O Papa).

Aprender que tudo é uma questão de definir o que é prioridade (Os Enamorados), para que possamos seguir na direção daquilo que desejamos com garra, coragem e determinação (O Carro), sabendo aplicar corretamente aquilo que aprendemos (A Justiça) e atingindo cada vez mais sabedoria através da prática (O Eremita).

Sabendo que a vida sempre irá nos apresentar novos desafios (A Roda da Fortuna), a qual continuaremos firmes (A  Força) sempre prontos a nos entregar de coração (O Pendurado) para que as transformações ocorram (A Morte) no seu devido tempo (A Temperança). Reconhecendo nossas sombras (O Diabo) e máscaras (A Torre) para que possamos ir cada vez mais em direção de nossa essência (A Estrela).  Um processo interno de autoconhecimento (A Lua) que traz mais clareza (O Sol) para alcançarmos um novo estado de consciência (O Julgamento) e termos uma conexão mais profunda com tudo ao nosso redor (O Mundo). Tudo isso, para que logo em seguida, tenhamos um novo recomeço (O Louco), pois a Jornada está apenas começando."

O texto acima é um pequeno exemplo de contextualização dos Arcanos no sentido do aprendizado do mesmo.

Os símbolos são a porta de entrada para desvendar o Tarô, pois seu significado é abrangente e se adapta conforme o contexto aplicado sem perder sua essência original.

Um dos maiores desafios de quem está iniciando seus estudos no Tarô, é não se prender em palavras-chaves, mesmo que elas tenham uma importância de início, pois através delas começamos a criar frases e interpretações simples. Essas palavras nos impelem a aprender sua origem, a questionar o significado que possuímos delas e com isso ressignificamos termos que por muitas vezes aplicamos de maneira errada. Aprendemos sinônimos e enriquecemos nosso próprio vocabulário. 

O estudo do Tarô requer aliar razão e intuição para criar base onde possamos aprimorar nossos insights e termos cada vez mais confiança naquilo que falamos, um canal que tende a se desenvolver com o tempo de estudo, prática e revisão dos conceitos assimilados.

Tenha um caderno para poder anotar tudo aquilo que considera importante e que tenha lido em algum livro, faça desse caderno seu grimório de estudo, local onde você irá anotar suas percepções e com isso poderá avaliar sua evolução, como também seu próprio vocabulário e correlações.

 


Primeiros Passos

Uma compilação de dicas e recomendações para quem está iniciando os estudos no Universo do Tarô.

Baseado na experiência de Marcelo Menezes, que desde 1999 estuda e pratica a interpretação do Tarô.


Sobre o Site

O Site Tarô Virtual tem como missão ajudar pessoas a terem mais harmonia e qualidade de vida. Através do Tarô e sua simbologia, procuramos desmistificar seu significado levando em direção ao seu real propósito que é o de autoconhecimento, mudança e transformação pessoal. 

Marcelo Menezes é o responsável pelo site e idealizador do Tarô A Jornada do Ser.

 

RSS

© 2002/2022 Marcelo Menezes - Tarô Virtual - A Jornada do Ser.
Todos os direitos reservador. Designed By Um2 Marketing