Tarô Blog

Permita-se esse momento de reflexão para
melhor direcionar suas ações e pensamentos.

2021 - O Mundo como Regente

2021 - O Mundo como Regente

Com essa técnica fazemos uma associação entre o ano e os Arcanos Maiores, seus significados. Mais do que uma influência ou energia, o Arcano Regente é um guia, uma estrela guia, para direcionar melhor nossas ações.

Para tirar o melhor proveito é importante entrar na sintonia do contexto e se alinhar ao sentido da regência, requer um esforço consciente.

Para saber mais sobre a técnica utilizada, leia mais em Tetraktis, no final do texto. 

O MundoO Arcano O Mundo como Regente do Ano (Potencial)

2021, sendo Regido pelo Mundo (XXI) pode nos levar a um estado de consciência mais elevado conforme nossas atitudes forem se tornando mais alinhadas a esse objetivo. 

Muito dessa elevação de consciência virá do que foi desperto em 2020 e em 2021 será o momento de colocar em prática oferecendo o nosso melhor (V) de tudo o que aprendemos (II) e com uma visão mais ampla (III), onde o todo (XXI) é levado mais em consideração do que apenas aspectos pontuais.

O Arcano Regente do Ano é um processo que cabe a cada um de nós se esforçar para que o alinhamento dessa energia ocorra dentro de cada um de nós e que assim possa ser colocado em prática.

Para todos que comprarem esse grande desafio, será um ano de muito esforço e dedicação, uma visão mais holística será necessária para que uma maior compreensão do momento ocorra em prol de ações e atitudes que possam influenciar de forma positiva não apenas o presente como o futuro.

Áreas que terão destaque no ano de 2021, seguindo as características dos Arcanos mencionados:

  • A Área da medicina continuará em destaque, pois iremos precisar não apenas dos profissionais que estão lidando de frente com a pandemia, como também daqueles que darão suporte emocional e mental (II e V).
    Psicologia, psicanálise e terapeutas em geral.
  • Profissionais que podem auxiliar no desenvolvimento de novas habilidades (III).
    Áreas da tecnologia e suporte técnico, como também aos profissionais de consultoria, mentoria e coaching.
  • Assistência aos necessitados e caridade. Ongs. (II, III e V)
  • Ferramentas holísticas que possam ampliar a percepção sobre si mesmo e o mundo. (II e V)
    Tarô, astrologia, constelação familiar, numerologia entre outras.

Para que possamos alinhar nossa energia com 2021 podemos aproveitar o que as áreas citadas podem nos oferecer para nossa saúde e autoconhecimento.

O Hierofante - Redução de 2021

O Hierofante como Tônica para o Ano

Dos Arcanos O Julgamento (XX) e O Mundo (XXI), chegamos aos Arcanos A Sacerdotisa (II) e A Imperatriz (III) e da sua soma chegamos nO Hierofante (V).

Do Arcano O Hierofante (V), podemos extrair de sua simbologia a importância que terá o cuidado para com o próximo, as ações baseadas em valores pessoais e coletivos, a assistência e o de prover o que temos de melhor em nós.

É válido lembrar que esse Arcano é o resultado da soma dA Sacerdotisa (II) e dA Imperatriz (III), elas nos ajudam a entender a Tônica dO Hierofante (V) e o tom de como podemos alinhar nossa forma de pensar e consequentemente nossa atitude com essa energia.

Para que O Hierofante (V) possa se manifestar em todo seu potencial é importante a conexão com o aspecto feminino que enaltece a intuição, estudo, cuidado, proteção, empatia e desenvolvimento. Enquanto A Sacerdotisa (II) extrai o melhor de tudo o que ela estuda e compreende, A Imperatriz (III) exerce a influência da criatividade de por tudo isso para o desenvolvimento e o O Hierofante (V) é o aspecto masculino da ação, do direcionar, de ensinar, de prover assistência e principalmente do exemplo a ser seguido e do cuidado para com o próximo.

O Hierofante (V) é um grande professor, um ótimo momento para dar vazão a todos aqueles que possuem habilidades interpessoais para dar suporte mental, físico, emocional e espiritual. Veremos a necessidade desses profissionais no dia a dia para trazer conforto e direcionamento.

Um outro nome para esse Arcano é O Pontífice (V), aquele que constrói pontes, o que une e se conecta com quem precisa de sua assistência.

A energia do ano na prática (Planos)

Aqui iremos trabalhar a energia em nós daquilo que precisamos nos atentar para nos alinhar com a Tônica e Regência do Ano.

Para que possamos colocar essa energia na prática, a última linha do Tetraktys  nos insere ao contexto do ano através dos planos de manifestação. Cada um deles nos dará conselhos do que é mais indicado trabalhar para o próximo ano e com isso podermos tirar o melhor proveito e irmos na direção da Tônica (V) e Regência (XXI).

Recomendação - tirar apenas Arcanos Menores

Tiragem - Partindo da maneira como venho agindo no meu dia a dia, quais são os conselhos do Tarô para cada plano de manifestação?

Embaralhar as cartas e colocar uma em cada casa, as cartas que saírem serão aspectos que devem ser trabalhados para direcionar as ações no aperfeiçoamento pessoal em sintonia com as linhas da Tônica, Sentido e Regência.

  • Paus (Casa 1) - O que precisa ser trabalhado quanto as minhas motivações?
  • Espadas (Casa 2) - O que precisa ser trabalhado quanto aos meus pensamentos?
  • Copas (Casa 3) - O que precisa ser trabalhado quanto aos meus sentimentos?
  • Ouros (Casa 4) - O que precisa ser trabalhado quanto as minhas habilidades?

Se a carta que sair tiver um aspecto negativo, é algo que precisa ser revisto em suas atitudes.

Caso a carta você interprete como algo positivo, é algo que precisa aprimorar em você.

Analise cada um dos planos e depois a maneira como eles interagem com a linha da Tônica. 

Para que você possa melhorar sua interpretação, leia o capítulo Tetraktis.

Arcano Regente de 2020 - Julgamento

Retrospectiva 2020

2020, se mostrou um ano de grandes desafios, regido pelo Julgamento (XX), nos deu uma clara visão das "bênçãos" resultantes de nossas ações passadas, colhemos o que plantamos. As bênçãos se fizeram presentes na capacidade de manutenção da estrutura que já possuía, a possibilidade de ter o suficiente para se manter, se proteger e poder cuidar de quem se ama.

Um ano que nos desafiou do início ao fim e despertou em muitas pessoas capacidades "bençãos" que não tinham consciência de ter ou de poder desenvolver.

Muitos confundem bênçãos com algo prazeroso, porém elas nem sempre se apresentam dessa forma, pois na essência as bênçãos são providas para despertar algo em nós, muitas vezes o de enxergar mais em nós mesmos.

Uma doença pode se mostrar a cura para algo mais profundo e significativo, mas só enxergaremos isso no futuro.

2020 não será uma boa lembrança principalmente se focarmos na dor das perdas e provações. 

2020 só terá um lado positivo se tivermos aprendido algo com tudo o que aconteceu.

Considerações finais

O Arcano Regente do Ano é uma análise que traz um aspecto abrangente, o que significa que afeta a todos, porém cada um de uma forma diferente, pois temos nossas características que são únicas.

Ao ler esse texto leve em consideração o seu momento de vida, procure adaptar da melhor forma possível e tire as cartas dos Planos para tirar melhor proveito em 2021. Sabemos que os desafios em 2020 foram enormes e desgastantes.

2021 não tende a ser diferente, sendo assim, busque por ajuda se assim achar necessário, pois será um ano em que muitos profissionais poderão fazer a diferença na saúde como um todo.

Busque se conhecer melhor e ter profissionais de confiança ao seu redor para ter suporte de qualidade.

Entre em contato sempre que precisar!

Desejo um 2021 de grandes descobertas e crescimento pessoal.

Marcelo Costa Menezes


Tetraktys

O Tetraktys é uma figura triangular na qual a soma dos pontos que cada linha resulta na década. A década é considerado um número perfeito e que simboliza o regresso a unidade. É uma Geometria Sagrada pelo fato de conter simbologia, filosofia, espiritualidade e matemática.

O que gera o Arcano 21 como Regência e o Arcano 5 como Tônica?

Essa análise do Regente do Ano foi feita baseada no Tetraktys, onde cada linha de sua estrutura nos leva a uma compreensão maior de como assimilar suas informações e principalmente como empregar no dia a dia.

Ano de 2021 (Sentido)

Sua composição já nos traz a sequência de dois Arcanos Maiores, O Julgamento (XX) e O Mundo (XXI). Interessante perceber que a última vez que isso ocorreu, foi em 1920, nos demais anos não ocorre sequência e podemos trabalhar com a redução dos números. 

O Mundo - Arcano 21 (Ano)

O Ano nos traz o Arcano que fecha o ciclo da Jornada do Louco.

Um Arcano com uma simbologia que nos remete a uma consciência mais elevada e uma percepção mais ampla de como estamos conectados a tudo que está ao nosso redor. Uma dança cósmica que flui de dentro para fora e de fora para dentro.

O Mundo (XXI) vem como um sinal de que é importante termos uma visão mais ampla sobre o que ocorre em nós e ao nosso redor, perceber como nossos pensamentos e atitudes reverberam e geram consequências.

Somado ao fato de termos um século inteiro com a tônica dO Julgamento (XX) e desse ano ser O Mundo (XXI), é possível reconhecer um momento de transição que nos impele a ampliar a consciência.

Ampliar a consciência pode ser um termo bonito, porém ele é resultado de experiência de vida através do vivenciar.

Toda situação nos traz um aprendizado, ampliar a consciência é conseguir passar pela dor ou euforia e extrair a lição.

O Julgamento - Arcano 20 (Século)

Arcano esse que irá nos acompanhar através do Século XXI.

Esse Arcano carrega em sua simbologia elementos que nos conectam a ancestralidade, a um estado de consciência mais elevado e uma percepção maior sobre fazer parte de algo mais amplo, profundo e significativo, a Natureza.

A sua simbologia é por muitas vezes relacionada com um despertar ou chamado.

Esse "despertar" é o resultado do quanto estamos conectados com o que existe ao nosso redor e dentro de nós, resultante de um processo profundo de autoconhecimento. É o aprender a reconhecer os sinais da vida e dar vazão aos insights e intuição.

É o resultado da Jornada percorrida e as lições aprendidas em um nível coletivo e particular. Somos todos um, independente de credo, cor, gênero ou raça.

O Julgamento (XX) vem como um sinal de que somos a soma das ações de todos que vieram antes de nós e que é chegado a hora de termos a consciência do que estamos fazendo e deixando para as gerações futuras.

O nome do Arcano pode levar a um entendimento de sermos Julgados, porém nossa própria consciência é o nosso maior Julgador.

Volte a ler - O Arcano O Mundo como Regente do Ano (Potencial)

O Hierofante - Redução de 2021

A Tônica (Contexto)

O Ano de 2021 será regido pelo Arcano O Mundo (XXI), porém é possível encontrarmos mais elementos que fazem parte deste contexto.

Já identificamos O Arcano O Julgamento (XX) para todo um século e para o ano que estamos para entrar, teremos O Arcano O Mundo (XXI).

Levando em consideração o que já encontramos, vamos iniciar as reduções:

Com O Julgamento —> XX —> II —> Encontramos O Arcano A Sacerdotisa.

Com O Mundo —> XXI —> III —> Encontramos O Arcano A Imperatriz.

A Sacerdotisa

Do Arcano A Sacerdotisa (II) que vem da redução numérica do Arcano O Julgamento (XX), podemos extrair que é importante interiorização, reflexão e estudo. Além de aprimorar a conexão com a intuição que nos leva a investigar o que está oculto e a buscar a relação sobre aspectos distintos.

Áreas como psicologia, psicanálise, filosofia, constelação familiar, terapias e demais campos que estudam a mente/alma e nossas atitudes, tendem a ganhar maior projeção.

2020 foi um ano de isolamento e introspecção que muitos não estavam preparados, essas áreas citadas serão importantes pois é um momento para se conhecer mais e ter pessoas qualificadas dando suporte é de extrema importância para saber lidar com o que descobre sobre si mesmo. 

As áreas da medicina que nos deram apoio na pandemia continuarão a ter grande importância seja no suporte, na busca da cura e no aprimoramento dos tratamentos.

A Imperatriz

Do Arcano A Imperatriz (III) que vem da redução numérica do Arcano O Mundo (XXI), podemos extrair que é importante o desenvolvimento, crescimento, o tempo de maturação, acolhimento e a empatia

Áreas que possam prover o cuidado, atenção, desenvolvimento e proteção terão grande importância para o próximo ano.

Um aspecto importante desse Arcano é a criatividade, pois a natureza é vasta em padrões diversos nos mostrando que existem inúmeras formas para se gerar algo. Esse aspecto é importante para sermos mais criativos em como lidar com as restrições que ainda farão parte de nosso cotidiano.

O dois Arcanos que encontramos possuem ênfase no aspecto feminino, o que traz elementos forte de ponderação, atenção, observação e percepção. Atenção aos detalhes e aos cuidados pessoais se fará necessário.

Volte a ler - O Hierofante como Tônica para o Ano


O Arcano Regente do Ano

Essa é uma técnica de correlação do ano com os Arcanos Maiores do Tarô, nos traz um sentido maior para o ano e com isso nos dando uma direção e foco para todos aqueles que buscam pelo crescimento pessoal e autoconhecimento. Trabalhe as características do Arcano em você, é uma oportunidade de você aprimorar seu entendimento sobre a simbologia dessa lâmina e suas atitudes e pensamentos na prática do dia a dia.

Aproveite e realize a tiragem da última linha do Tetraktys.


Os Arcanos

Os Arcanos que ilustram o texto são do Tarô A Jornada do Ser, idealizado por Marcelo Costa Menezes que é o responsável pelo Tarô Virtual. 

Você pode encontrar o Tarô nesse Link --> https://loja.tarovirtual.com.br/


Sobre o Site

O Site Tarô Virtual tem como missão ajudar pessoas a terem mais harmonia e qualidade de vida. Através do Tarô e sua simbologia, procuramos desmistificar seu significado levando em direção ao seu real propósito que é o de autoconhecimento, mudança e transformação pessoal. 

Marcelo Menezes é o responsável pelo site e idealizador do Tarô A Jornada do Ser.

 

Tarô, Arcano Regente do Ano, simbologia, Métodos, Tetraktys

RSS

© 2002/2022 Marcelo Menezes - Tarô Virtual - A Jornada do Ser.
Todos os direitos reservador. Designed By Um2 Marketing