ARCANOS MENORES

Os Arcanos Menores do Tarô A Jornada do Ser navegam por 4 civilizações.

Elas são:

  • A civilização Egípcia, presente no Naipe de Paus;
  • A cultura Oriental, que possui uma temática Samurai, presente no Naipe de Espadas;
  • A civilização Celta, presente no Naipe de Copas;
  • A civilização Inca, presente no Naipe de Ouros.

Todas elas possuem características muito peculiares que seu idealizador, Marcelo Menezes, considera uma forte conexão com cada naipe que serviram de inspiração.

SUA ESTRUTURA

Os Arcanos Menores possuem um diferencial muito importante na estrutura do Tarô, enquanto os Maiores tratam de um contexto mais abrangente, os Menores nos trazem um olhar mais prático. Esse lado prático nos auxilia a enxergar a maneira como estamos contextualizando o nosso momento de vida. Entre hábitos, costumes, crenças e reações, nos ajudam a trazer a clareza sobre o que inconscientemente nos sabota ou em que situações simplesmente agimos "sem pensar".

Os Arcanos Menores possuem a seguinte estrutura:

  • 4 Naipes ( Paus, Espadas, Copas e Ouros );
  • 4 Arcanos da Corte para cada Naipe ( Pajem, Cavaleiro, Rainha e Rei );
  • 10 Arcanos Numerados para cada Naipe ( Ás a 10 ).

No total são 56 Arcanos.

Paus

Egito

Espadas

Oriente

Copas

Celta

Ouros

Inca

Cada Naipe dos Arcanos Menores possui uma forte conexão com os Planos de Manifestação e para os mais atentos, verão que os elementos estão presentes no Arcanos Maiores de forma mais clara nO Mago, nA Roda da Fortuna e nO Mundo. Entender os Arcanos Maiores irá nos alimentar de conceitos e valores, enquanto que o Arcanos Menores irão nos auxiliar no processo de nos lapidar.

NAIPES

Os Naipes do Tarô A Jornada do Ser possuem várias correlações, além das civilizações mencionadas acima. Os símbolos de cada naipe foram traçados levando em consideração a proporção da Flor da Vida, símbolo esse que está presente em várias civilizações em diferentes locais do nosso planeta.

Cada Naipe foi correlacionado com um dos Sólidos Platônicos, esses sólidos estão presentes tanto nos Arcanos Menores como nos Maiores. O principal motivo de fazer essa correlação foi para enfatizar que é possível, um conceito do Século VI antes de Cristo, poder nos ajudar no entendimento do Tarô.

  • Paus
  • Espadas
  • Copas
  • Ouros

"O Tarô é vivo e seu desenvolvimento é um amálgama do aprendizado do ser humano".
Marcelo Menezes

ARCANOS DA CORTE

Os Arcanos da Corte nos trazem o Pajem, o Cavaleiro, a Rainha e o Rei. Sua estrutura tem uma base de hierarquia, porém poderemos ver essa mesma estrutura de outros pontos de vista.

Para cada Arcano um nível de maturidade, reflexo de idade, experiência, atitude e posicionamento dentro dessa hierarquia, tudo isso levando em consideração o Naipe que pertence, que ira trazer uma ênfase conforme o elemento.

Entenda sua simbologia e procure compreender o elemento.

Um ponto importante a ser trabalhado não apenas com a Corte mas com o Tarô como um todo, é entender a diferença de profundidade entre conhecimento Histórico, Simbólico e Arquetípico

ARCANOS NUMERADOS

Os Arcanos Numerados sempre foram uma grande dor de cabeça para os iniciantes nos estudos do Tarô, suas cartas com os elementos repetidos de 1 a 10 não ajudavam no processo de se familiarizar com seus significados. Com o tempo surgiram Tarôs com os Arcanos Menores desenhados, mas mesmo esses possuíam suas ilustrações baseadas com correlações de outras linhas esotéricas.

Nos estudos de Marcelo Menezes e no desenvolvimento do Tarô A Jornada do Ser, o Tetraktys se mostrou uma ferramenta e um conceito que se tornou um aliado com seu contexto filosófico direcionado ao mundo das ideias até a sua manifestação.

  • Tetraktys
  • Tetraktys 1

No Tarô A Jornada do Ser, a ilustração de cada Arcano Numerado foi pensada em uma mescla entre a repetição dos símbolos dos Naipes somado a uma disposição desses mesmos elementos para ajudar na conexão com seus significados. Aliar os estudos dos Arcanos Menores com o Tetraktys, que faz parte do curso do Tarô Virtual, ajuda a compreender os números desses Arcanos tanto com sua quantidade como no sentido de qualidade imbuído em cada número.

SOBRE O TARÔ VIRTUAL

O Site Tarô Virtual tem como missão ajudar pessoas a terem mais harmonia e qualidade de vida. Através do Tarô e sua simbologia, procuramos desmistificar seu significado levando em direção ao seu real propósito que é o de autoconhecimento, mudança e transformação pessoal. Marcelo Menezes é o responsável pelo site e um profundo divulgador dessa e de outras ferramentas de autoconhecimento.

© 2002/2022 Marcelo Menezes - Tarô Virtual - A Jornada do Ser.
Todos os direitos reservador. Designed By Um2 Marketing