HISTÓRIA - SÍMBOLO - ARQUÉTIPO

TRÍADE

Tríade - Arquetípico | Simbólico | Histórico

Em um primeiro contato com as lâminas do Tarô, elas irão nos contar histórias que se fazem presentes na humanidade como um todo.

Histórias que todos presenciam em algum momento na vida e que nos servem de lição para algo provável de acontecer no futuro.

tríade

São várias as maneiras as quais é possível se conectar com o Tarô.

Aqui irei abordar através de 3 aspectos, sendo eles:

  • O Histórico
  • O Simbólico;
  • O Arquetípico.

aspecto histórico

O Aspecto Histórico do Tarô se fará presente ao encontrarmos registros de conceitos, ideias e personagens que se destacaram de alguma forma na sociedade pela sua influência, posição ou atitude.

Um desses personagens é o Bobo da Corte, Arlequim ou Coringa, são vários os seus nomes a ponto de quase todos serem conhecidos. Esse personagem trará um conceito particular que servirá de referência e uma possível correlação, mesmo que limitada, ao contexto presente na lâmina do Arcano O Louco. Isso irá ocorrer com todos os Arcanos.

O Louco

No aspecto histórico é onde teremos a maior quantidade de crenças e mitos em relação ao Tarô.

No Tarô a parte histórica é apenas, a ponta do iceberg presente em suas imagens e no seu amplo contexto simbólico, a qual muitos poderão permanecer em sua superficialidade ou procurar mergulhar em uma Jornada do Ser onde o autoconhecimento e os mistérios da vida irão se apresentar.

ASPECTO SIMBÓLICO

Chave - A Jornada do Ser

Esse início é algo que estará presente para todos, cabe o peregrino embrenhar mais fundo em sua jornada para começar a se deparar de forma mais consciente com os Aspectos Simbólicos que serão chaves para o conhecimento desejado.

No Aspecto Simbólico do Tarô, começamos a ir além de algumas referências históricas, começamos a adentrar o universo dos símbolos e consequentemente nos aprofundar em seus significados mais amplos.

Aqui é apenas mais um estágio onde o estudo e a prática farão com que se saiba reconhecer e utilizar essas chaves, cada vez com mais proficiência. Essa será uma etapa que sempre retornaremos, pois ela estará presente sempre que olharmos para as lâminas do Tarô.

No Aspecto Simbólico é onde realmente a pessoa começa a se aprofundar e tomar mais consciência, porém também é o lugar de risco de se acomodar e permanecer.

ASPECTO ARQUETÍPICO

O Aspecto Arquetípico a qual considero a última etapa nessa linha de raciocínio, é a fase a qual encontramos as portas para as chaves em nosso poder. Esse é o momento a qual posso comparar com O Mito da Caverna de Platão, é o sair da caverna e o enxergar a vida com alguns véus a menos. Essa é a etapa que exige maior concentração e empenho, pois dependerá do estado de consciência que é um estado volátil e extremamente desafiador.

No Aspecto Arquetípico a realidade é confrontada.

É um momento de encarar novas formas de enxergar a vida que muitas vezes se mostrarão paradoxais e subjetivas. Aqui o maior desafio é aguardar o tempo necessário para tornar essa visão coerente em nós.

Com essa explicação quero dizer que navegaremos por esses 3 aspectos em vários momentos de nossa vidas, pois o Tarô é um aprendizado diário e para toda uma vida, sendo assim, sempre teremos como nos aprofundar em seus significados e com isso almejar um estado de consciência mais elevado a ponto de mantermos essa sabedoria.

Lembrando que essa tríade de aspectos se manifestam de forma cíclica, um aspecto não é melhor que o outro, pelo simples fato que são passos necessários para a manifestação de um conceito, ideia e consciência.

O Louco

SOBRE O TARÔ VIRTUAL

O Site Tarô Virtual tem como missão ajudar pessoas a terem mais harmonia e qualidade de vida. Através do Tarô e sua simbologia, procuramos desmistificar seu significado levando em direção ao seu real propósito que é o de autoconhecimento, mudança e transformação pessoal. Marcelo Menezes é o responsável pelo site e um profundo divulgador dessa e de outras ferramentas de autoconhecimento.

© 2002/2022 Marcelo Menezes - Tarô Virtual - A Jornada do Ser.
Todos os direitos reservador. Designed By Um2 Marketing