COMO INICIAR MEUS ESTUDOS?

Esse é o terceiro de 3 Artigos escritos para quem está iniciando no Universo do Tarô. Ele foi feito pensando nas dificuldades que todo iniciante passa. São dicas que Marcelo Menezes separou para ajudar você a aprender Tarô.

COMO INICIAR MEUS ESTUDOS?

Como um ponto de partida eu sempre recomendo dar uma atenção maior aos Arcanos Maiores no início dos estudos, pois estamos falando de 78 cartas no total, focar em 22 cartas de início torna o aprendizado menos exaustivo.

Olhe para os Arcanos Maiores e procure observar cada elemento presente que faz de cada carta, única.

  • É um homem ou uma mulher?
  • Está em pé ou sentado?
  • Como são suas roupas?
  • Possui movimento ou é parado?
  • Para onde leva sua visão?
  • Quais são os ornamentos?
  • O que esses ornamentos significam?
  • Como é o ambiente ao redor?
Mago, Sacerdotisa, Imperatriz, Imperador, Papa

Essas são algumas de tantas outras perguntas que poderá responder ao observar um Arcano e acredite, você irá se surpreender sempre ao encontrar algum símbolo que em um primeiro momento não deu atenção.

Todas essas análises nos fazemos em nosso cotidiano em relação ao ambiente ao nosso redor, por essas e por outras, que muitos acreditam que apenas pela intuição irá interpretar as cartas do Tarô. Aqui não estou para questionar sobre a capacidade que você acha possuir ou não, mas sim em dar um direcionamento para todos aqueles que estão iniciando no Tarô e querem desenvolver sua interpretação, unindo estudo para poder confiar cada vez mais em seus insights.

interpretação

Os símbolos são a linguagem do nosso inconsciente, alguns terão maior facilidade que outros de início, porém até um dom pode ser aprimorado ao ser exercitado.

"Todos nós temos o potencial de aprender a ler o Tarô (O Mago), basta nos dedicarmos aos estudos dos seus símbolos e segredos (A Sacerdotisa), para que possamos desenvolver essa habilidade e expandir nossa maneira de criar (A Imperatriz), com isso construímos uma base sólida (O Imperador) e podemos fazer dessa habilidade algo bom não apenas para nós como também para o próximo (O Papa).

Aprender que tudo é uma questão de definir o que é prioridade (Os Enamorados), para que possamos seguir na direção daquilo que desejamos com garra, coragem e determinação (O Carro), sabendo aplicar corretamente aquilo que aprendemos (A Justiça) e atingindo cada vez mais sabedoria através da prática (O Eremita).

Sabendo que a vida sempre irá nos apresentar novos desafios (A Roda da Fortuna), a qual continuaremos firmes (A Força) sempre prontos a nos entregar de coração (O Pendurado) para que as transformações ocorram (A Morte) no seu devido tempo (A Temperança). Reconhecendo nossas sombras (O Diabo) e máscaras (A Torre) para que possamos ir cada vez mais em direção de nossa essência (A Estrela). Um processo interno de autoconhecimento (A Lua) que traz mais clareza (O Sol) para alcançarmos um novo estado de consciência (O Julgamento) e termos uma conexão mais profunda com tudo ao nosso redor (O Mundo). Tudo isso, para que logo em seguida, tenhamos um novo recomeço (O Louco), pois a Jornada está apenas começando." Marcelo Menezes

No Tarô não é necessário dom, basta estudo, dedicação e perseverança.

O texto acima é um pequeno exemplo de contextualização dos Arcanos no sentido do aprendizado do mesmo.

contexto

Mago, Sacerdotisa, Imperatriz, Imperador, Papa

Os símbolos são a porta de entrada para desvendar o Tarô, pois seu significado é abrangente e se adapta conforme o contexto aplicado sem perder sua essência original.

Um dos maiores desafios de quem está iniciando seus estudos no Tarô, é não se prender em palavras-chaves, mesmo que elas tenham uma importância de início, pois através delas começamos a criar frases e interpretações simples. Essas palavras nos impelem a aprender sua origem, a questionar o significado que possuímos delas e com isso ressignificamos termos que por muitas vezes aplicamos de maneira errada. Aprendemos sinônimos e enriquecemos nosso próprio vocabulário.

O estudo do Tarô requer aliar razão e intuição para criar base onde possamos aprimorar nossos insights e termos cada vez mais confiança naquilo que falamos, um canal que tende a se desenvolver com o tempo de estudo, prática e revisão dos conceitos assimilados.

Tenha um caderno para poder anotar tudo aquilo que considera importante e que tenha lido em algum livro, faça desse caderno seu grimório de estudo, local onde você irá anotar suas percepções e com isso poderá avaliar sua evolução, como também seu próprio vocabulário e correlações.

SOBRE O TARÔ VIRTUAL

O Site Tarô Virtual tem como missão ajudar pessoas a terem mais harmonia e qualidade de vida. Através do Tarô e sua simbologia, procuramos desmistificar seu significado levando em direção ao seu real propósito que é o de autoconhecimento, mudança e transformação pessoal. Marcelo Menezes é o responsável pelo site e um profundo divulgador dessa e de outras ferramentas de autoconhecimento.

© 2002/2022 Marcelo Menezes - Tarô Virtual - A Jornada do Ser.
Todos os direitos reservador. Designed By Um2 Marketing