Em um primeiro contato com as lâminas do Tarô, elas irão nos contar histórias que se fazem presentes na humanidade como um todo.
Histórias que todos presenciam em algum momento na vida e que nos servem de lição para algo provável de acontecer no futuro.
São várias as maneiras as quais é possível se conectar com o Tarô.
Aqui irei abordar através de 3 aspectos, sendo eles:
O Aspecto Histórico do Tarô se fará presente ao encontrarmos registros de conceitos, ideias e personagens que se destacaram de alguma forma na sociedade pela sua influência, posição ou atitude.
Um desses personagens é o Bobo da Corte, Arlequim ou Coringa, são vários os seus nomes a ponto de quase todos serem conhecidos. Esse personagem trará um conceito particular que servirá de referência e uma possível correlação, mesmo que limitada, ao contexto presente na lâmina do Arcano O Louco. Isso irá ocorrer com todos os Arcanos.
No aspecto histórico é onde teremos a maior quantidade de crenças e mitos em relação ao Tarô.
No Tarô a parte histórica é apenas, a ponta do iceberg presente em suas imagens e no seu amplo contexto simbólico, a qual muitos poderão permanecer em sua superficialidade ou procurar mergulhar em uma Jornada do Ser onde o autoconhecimento e os mistérios da vida irão se apresentar.
Esse início é algo que estará presente para todos, cabe o peregrino embrenhar mais fundo em sua jornada para começar a se deparar de forma mais consciente com os Aspectos Simbólicos que serão chaves para o conhecimento desejado.
No Aspecto Simbólico do Tarô, começamos a ir além de algumas referências históricas, começamos a adentrar o universo dos símbolos e consequentemente nos aprofundar em seus significados mais amplos.
Aqui é apenas mais um estágio onde o estudo e a prática farão com que se saiba reconhecer e utilizar essas chaves, cada vez com mais proficiência. Essa será uma etapa que sempre retornaremos, pois ela estará presente sempre que olharmos para as lâminas do Tarô.
No Aspecto Simbólico é onde realmente a pessoa começa a se aprofundar e tomar mais consciência, porém também é o lugar de risco de se acomodar e permanecer.
O Aspecto Arquetípico a qual considero a última etapa nessa linha de raciocínio, é a fase a qual encontramos as portas para as chaves em nosso poder. Esse é o momento a qual posso comparar com O Mito da Caverna de Platão, é o sair da caverna e o enxergar a vida com alguns véus a menos. Essa é a etapa que exige maior concentração e empenho, pois dependerá do estado de consciência que é um estado volátil e extremamente desafiador.
No Aspecto Arquetípico a realidade é confrontada.
É um momento de encarar novas formas de enxergar a vida que muitas vezes se mostrarão paradoxais e subjetivas. Aqui o maior desafio é aguardar o tempo necessário para tornar essa visão coerente em nós.
Com essa explicação quero dizer que navegaremos por esses 3 aspectos em vários momentos de nossa vidas, pois o Tarô é um aprendizado diário e para toda uma vida, sendo assim, sempre teremos como nos aprofundar em seus significados e com isso almejar um estado de consciência mais elevado a ponto de mantermos essa sabedoria.
Lembrando que essa tríade de aspectos se manifestam de forma cíclica, um aspecto não é melhor que o outro, pelo simples fato que são passos necessários para a manifestação de um conceito, ideia e consciência.
O Site Tarô Virtual tem como missão ajudar pessoas a terem mais harmonia e qualidade de vida. Através do Tarô e sua simbologia, procuramos desmistificar seu significado levando em direção ao seu real propósito que é o de autoconhecimento, mudança e transformação pessoal. Marcelo Menezes é o responsável pelo site e um profundo divulgador dessa e de outras ferramentas de autoconhecimento.
© 2002/2022 Marcelo Menezes - Tarô Virtual - A Jornada do Ser.
Todos os direitos reservador. Designed By Um2 Marketing